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VOLKSWAGEN TIGUAN: TECNOLOGIA É A PRAIA DESSE UTILITÁRIO ESPORTIVO

15 ABR, por Estefânia Farias - “Espere só um minuto, por favor. Já tá terminando”, dizia meu irmão, Jônatas, enquanto experimentava o Park Assist com os braços pra fora, fazendo sinal para os motoristas que aguardavam passar. Do R (de marcha ré) para o Drive (de direção) e pronto. O Tiguan estava muito bem posicionado na vaga. Em pleno século 21, ainda havia gente na rua que ficou sem entender essa cena na Barra da Tijuca, no Rio de Janeiro.

 

O carro estacionando praticamente sozinho com o volante girando, sem qualquer contato das mãos, ficou na mente do funcionário de uma padaria, que passava por perto. Quando chegamos pra lanchar e meu marido perguntou se o pão escolhido ia soltar muito farelo no carro e sujar, o rapaz soltou: “Ah! Aquele lá tem que cuidar bem! Até estaciona pra você!” 

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O sistema, opcional, é um dos destaques do utilitário esportivo da Volkswagen, que está na segunda geração e oferece o Park Assist II. Você conta com a ajuda dele em dois tipos de vagas: as de 180 graus, que precisam de baliza, e as de 90 graus. Com uma facilidade incrível: basta se aproximar do espaço escolhido que, depois de apertar o botão no console, acionando o sistema, ele acusa no painel se está de acordo. Se sim, você vai apenas colocar a ré, acelerar e frear. Ao final, coloque no Drive e piiin! Estacionamento concluído! Nessa hora, a câmera traseira também é uma ótima aliada.

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Outra tecnologia é o detector de fadiga. Ele fica te vigiando nos seus quinze primeiros minutos ao volante com velocidade acima de 65 quilômetros por hora. Se houver qualquer alteração no uso dos pedais e ângulos de inclinação e correção do volante, um aviso sonoro no painel, com o símbolo de um cafezinho, sugere uma paradinha para descansar. E ai de você se não cumprir a “ordem”. O sinal se repete a cada quinze minutos. O start/stop é outra ferramenta disponível no Tiguan. Não há necessidade de chave pra dar partida no motor e nem abrir as portas. Basta se aproximar do carro com ela por perto.

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Agora quero falar da parte que mais gosto: o motor turbo 2.0 TSI de 16 válvulas, 200 cavalos e injeção direta de combustível que equipa ainda o Novo Fusca e o Jetta. São 28,5 mkgf de torque. Não é brincadeira não. O câmbio robotizado Tiptronic de seis marchas é sequencial e você ainda pode brincar com as aletas atrás do volante. Percorremos 587 quilômetros, a maioria na BR 040, de Belo Horizonte a Búzios, bela península onde registramos as fotos. O Tiguan se comportou muito bem, a não ser pelo consumo médio (na estrada) de 9 km/l... Socorro! Além da transmissão, a tração permanente nas quatro rodas ajuda a gastar um pouco mais de combustível. A grande vantagem é proporcionar mais segurança nas curvas, aliada aos controles de tração e estabilidade. E olha que a tração integral, chamada de 4Motion em automóveis da Volkswagen, trabalha de forma inteligente. A central eletrônica é capaz de identificar o terreno e distribuir o torque conforme a necessidade, pra também reduzir o consumo. Ela pode inclusive acionar a tração 100% nas rodas traseiras, por exemplo.

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“Como assim? Um utilitário esportivo 4x4 e a Estefânia não dá tanta importância pra isso?”, você deve estar se perguntando. Não é isso, caro amigo (a) do blog. O Tiguan agrada demais pelo conforto, dirigibilidade e potência, só que não encara com tanta garra um caminho radical. Você percebeu que não houve uma linha por aqui pra falar de marcha reduzida, certo? Uma característica importante entre os SUVs (Sport Utility Vehicle).

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Ele traz no nome as qualidades do felino tigre e do réptil iguana, respectivamente força e resistência, e é uma boa opção pra quem pretende levar a família, a bagagem da família (São 470 litros. 1510 com os bancos rebatidos) e, ainda, pode gastar por tudo o que oferece, ainda que não seja perfeito para trilhas radicais com grandes obstáculos. Com menos de 115.750 reais, não se tira um desse de uma concessionária Volkswagen. De acordo com a configuração que você escolher, com teto solar, a cor metalizada ou perolizada e a roupa R-Line, com detalhes no visual que dão mais esportividade, aí alcança a casa dos 145 mil e tanto. É pra quem pode mesmo.

AGRADECIMENTO: Costa do Sol Boutique Hotel

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Estefânia Farias

Estefânia Farias é jornalista com 15 anos de experiência em TV como redatora, roteirista, editora-chefe, produtora, repórter e apresentadora.

6 comentários

  • Antonio Martinez

    Antonio Martinez

    Link do comentário Domingo, 04 Dezembro 2016 15:05

    Acabo de adquirir uma Tiguan e estou literalmente apaixonado pelo carro. O que mais chama a atenção é a disposição do motor, que surpreende como um esportivo, opção do câmbio no modo S sport. O conforto da suspensão aliada a segurança nas curvas faz deste carro um campeão nas estradas serranas. Dotado de outros itens de conforto como ac bizone, teto panorâmico, sistema de som de alta qualidade, comandos no volante...etc fazem eu contar os minutos para dirigir no trânsito ou pegar a estrada.

  • Abelardo Mauad

    Abelardo Mauad

    Link do comentário Quinta, 03 Dezembro 2015 09:50

    Na cidade, entre primeira e segunda é 5,5 a 6 km não tem jeito, porém no asfalto até 120 km consigo fazer 11 km justamente neste trecho BH / Cabo Frio, com serras, muito trafico e boas retas.
    Agora quem paga R$ 150 mil num carro deste não pode se preocupar com consumo, é apenas um tópico, porque nos demais o carro é 10 em tudo, coisa fantástica incomparável com qualquer SUV.

  • Estefânia

    Estefânia

    Link do comentário Segunda, 19 Outubro 2015 13:45

    Sérgio e Adilson, vocês têm razão. Eu me equivoquei. Conferi em minhas anotações e o Tiguan fez na verdade uma média de 9 km/l na estrada. Já alterei no texto. E realmente o modo como se dirige ajuda bastante a gastar menos combustível. Obrigada!

  • Sérgio

    Sérgio

    Link do comentário Sexta, 09 Outubro 2015 12:49

    6km/l só em congestionamento ou a 200km/h
    O meu já faz até 13 km/h ha 80km/h andando na manha..

  • Alexandre

    Alexandre

    Link do comentário Quarta, 14 Janeiro 2015 08:33

    Tenho um Tiguan como este da reportagem. È surpreendente. Meu carro anterior era um Bmw, e confesso que não sinto falta dele. Único pecado è o consumo. Mas não sai da faixa média da maioria dos SUV. E apesar daquele "preconceito" de VW, medo de pagar 140 mil. Relaxa, é um autêntico alemão, desde motor a eletrônica. A mesma da audi, visto ser a mesma tecnologia do mesmo grupo. Sem dúvida a melhor compra na faixa. Por esse preço, c park assist, teto panorâmico, 200 cv, turbo, tração integral.. Etc etc. Não tem concorrente.

  • Adilson

    Adilson

    Link do comentário Domingo, 02 Novembro 2014 08:10

    Nao é possível que com tanta tecnologia embarcada, esse motor consuma 6 lts por km rodado! Tá pior que os motores da GM. Aliás, estou trocando um Cruze pela Tiguan.

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