Menu

SERRA DO CIPÓ: UMA PAISAGEM INESQUECÍVEL

04 AGO 2016, por Estefânia Farias - Como assim? Eu moro a 100 quilômetros de um paraíso e nunca tinha desfrutado desse privilégio? No último Dia dos Namorados, eu e o marido partimos em busca de um fim de semana de descanso. Eu conhecia muito pouco a Serra do Cipó. Passagens rápidas mesmo, muitas vezes gravando reportagens para a TV. Ah! Mas agora eu serei visitante frequente! rsrs E se você busca uma viagem com este foco: respirar o ar puro, praticar esportes de aventura e dormir ao som das folhas ao vento, daquele sonzinho agradável da roça, prepare-se pra pegar estrada! Mas, antes, leia as dicas e assista ao vídeo dessa maravilha de lugar!

A Serra do Cipó é um distrito de Santana do Riacho e faz parte da província geológica da Serra do Espinhaço. Há pelo menos 40 sítios arqueológicos identificados na região. São mais de 1.600 espécies de flores, numa coloração singular. A fauna é outra atração que preserva até animais em extinção como o lobo-guará, o tamanduá-bandeira e a onça-parda. Para manter esse patrimônio natural, existe o Parque Nacional da Serra do Cipó, uma Área de Proteção Ambiental com 100 mil hectares de campos rupestres, cerrado, matas, cânios, cavernas, rios e cachoeiras.

Estefania Farias Serra do Cipo 25 de 1

Estefania Farias Serra do Cipo 24 de 1

Estefania Farias Serra do Cipo 27 de 1

Estefania Farias Serra do Cipo 5 de 1

Estefania Farias Serra do Cipo 3 de 1

O cenário é completo! Nascentes de rios formam cascatas, corredeiras e poços. Mas antes de qualquer passeio ou aventura, faça uma comprinha: escolha água, bebidas isotônicas, frutas, biscoitos, barras de cereal... Você vai precisar! rsrs Existem três opções pra conhecer o parque: andar mesmo, alugar uma bike (você pode levar a sua também) ou um cavalo. Se optar por cavalgar, você será acompanhado por um guia do parque. A cachoeira Grande e o rio Cipó são os preferidos por quem pratica caiaque. A cachoeira das Congonhas recebe os apaixonados pelo rapel. Tem 20 metros de altura e, para chegar lá, a caminhada é de cinco quilômetros.

Estefania Farias Serra do Cipo 8 de 1

Estefania Farias Serra do Cipo 6 de 1

O Cânion das Bandeirinhas (foto) é espetacular. São um total de seis horas a pé ou 2 horas e 40 minutos de bicicleta (ida e volta). Aproveite para apreciar cada trecho que você passar. Parecem cenários de filme! Chegou? Escolha um dos poços ladeados por pedras e se delicie num banho.

Estefania Farias Serra do Cipo 10 de 1

Estefania Farias Serra do Cipo 11 de 1

Outra boa opção na Serra do Cipó é visitar a cachoeira Véu da Noiva. Tem três grandes quedas, entre 70 e 120 metros. Fica em uma área particular e recebe dezenas de turistas nos fins de semana que aproveitam também a piscina natural (foto) e a área de camping.

Estefania Farias Serra do Cipo 20 de 1

Estefania Farias Serra do Cipo 16 de 1

Quando ir? A melhor época pra curtir meeesmo a Serra do Cipó é a seca (de maio a setembro), pois não chove e as cores exibem com muito mais intensidade suas nuances. De dezembro a março, as chuvas aumentam o volume dos rios e cachoeiras e podem atrapalhar a programação dos mais aventureiros. Então, estamos na fase boa, minha gente! Aproveitem!

Estefania Farias Serra do Cipo 12 de 1

Estefania Farias Serra do Cipo 13 de 1

As pousadas são muitas e bem charmosas. Nós escolhemos a Pousada das Pedras, que fica muito bem localizada ao lado da Cachoeira Véu da Noiva, com a Serra do Espinhaço ao fundo e na divisa do Parque Nacional da Serra do Cipó. Tem até piscina natural. As suítes são confortáveis e espaçosas. E pra quem adora levar a família completa, a pousada aceita bichinhos de estimação. O café da manhã é caprichado, típico mineiro, sabe? Cheio de iguarias saborosas com o toque especial da chef Jackie, também proprietária. Pão de queijo é lei no cardápio, claro, uai!

Estefania Farias Serra do Cipo 17 de 1

Estefania Farias Serra do Cipo 18 de 1

Estefania Farias Serra do Cipo 1 de 1

Estefania Farias Serra do Cipo 2 de 1

Viu, né? Pra mandar o estresse embora e entrar em outra atmosfera, sua saída está pertinho da capital Belo Horizonte, em Minas Gerais. E fica a apenas 60 quilômetros do Aeroporto Internacional Tancredo Neves, em Confins. Escolha sua data, separe o protetor solar e o repelente e bom relaxamento!

Estefania Farias Serra do Cipo 23 de 1

Imagens: @estefaniafilms

Parcerias e publicidade: CLIQUE AQUI

 

Estefânia Farias

Estefânia Farias é jornalista com 15 anos de experiência em TV como redatora, roteirista, editora-chefe, produtora, repórter e apresentadora.

3 comentários

  • Luis Bar

    Luis Bar

    Link do comentário Quinta, 04 Agosto 2016 18:32

    Linda matéria !!! O espirito de estar na Serra é este mesmo, desligar, curtir, se aconchegar, contemplar, fazer parte, preservar e sentir-se muito próximo do grande criador. Espero que você tenha se apaixonado como muitos de nós amantes da Serra.

  • Luiz

    Luiz

    Link do comentário Quinta, 04 Agosto 2016 13:16

    Muito massa. Belas imagens. Como vc editou? Esse phantom muito bacana. Conhece tabuleiro? Cabeça de boi? Esse phantom é sonho de consumo. Bora fazer umas imagens de Santa Tereza?

  • Anilton Santos

    Anilton Santos

    Link do comentário Quinta, 04 Agosto 2016 11:17

    Excelente matéria!! muitas informações e belas paisagens. Parabéns!!!

Deixe um comentário

voltar ao topo