Menu

OBA! AS CRÔNICAS DE BORIS FELDMAN AGORA EM LIVRO!

02 OUT, por Estefânia Farias - Ele é um apaixonado confesso pelos clássicos: “O carro antigo tem alma. Tem design muito mais forte. É muito mais desafiador. É muito mais interessante fazer uma viagem em um carro antigo porque, quando você chega, é uma vitória. Ele não ferveu, não soltou roda, nem nada.”

 Ele tem muito a lhe ensinar, seja você um apreciador de veículos ou não, porque corre o grande risco de se encantar com esse universo, ao ler as páginas de “Noiva Mecânica – Crônicas Ligeiras Sobre Rodas”. É uma coletânea de histórias, curiosidades, críticas e dicas que Boris transmitiu no jornal, na internet, na TV e no rádio, desde 1966. O lançamento foi no Teatro Oi Futuro Klauss Vianna, em Belo Horizonte, onde o autor recebeu convidados em um debate informal promovido pelo projeto “Sempre um Papo – Literatura em Todos os Sentidos”.

estefania farias livro boris-3estefania farias livro boris-2 

Mineiro, engenheiro, jornalista, escritor. Boris Feldman é referência quando se menciona o assunto. Integra o elenco de mais de 60 jornalistas especializados de 25 países que participam como jurados do World Car Awards, premiação de carro mundial do ano em diferentes categorias. Boris e Jason Voguel, editor do Carro ETC do jornal O Globo, são os brasileiros destacados para essa tarefa.

estefania farias livro boris-5

É um professor. Eu tive o privilégio de trabalhar e aprender com ele no Vrum, aliás, privilégio inclusive de ter sido convidada por ele a integrar a competente equipe do programa, que é de sua autoria, exibido em rede nacional pelo SBT há quase sete anos. Atualmente continua como editor de cadernos especializados em automóveis, como o Vrum, no Jornal Estado de Minas; mantém um blog no Portal R7 e o programa de rádio Auto Papo, há 25 anos, em mais de 30 rádios de todo o Brasil.

estefania farias livro boris-6

Ele é autêntico e, por isso mesmo, polêmico! “Isso é uma picaretagem!”, dizia no Programa Vrum, lembra? Quem dera se, pelo menos, algumas de suas considerações virassem realidade: “A segurança veicular que deveria ser item mais importante para o governo federal atuar, fica mais ou menos entre a utopia e a hipocrisia.”, referindo-se à obrigatoriedade de freios ABS e airbag duplo para motorista e passageiro, e criticando a não obrigatoriedade do encosto de cabeça e cinto de três pontos para quem se senta no meio do banco traseiro. Quando lhe perguntei sobre a má conduta no trânsito de, infelizmente, muitos e muitos motoristas e motociclistas Brasil afora, Boris foi claro: “Quanto mais rígida a legislação de um país, é sinal de que a fiscalização é deficiente.”

estefania farias livro boris-4

Mas voltando às preferências do autor, Boris declara gostar mais dos modelos europeus e revela o primeiro carro de sua vida: um Citroën 1951. E você deve estar encucado aí: por que essa devoção do jornalista às relíquias de histórias passadas? Para ele, a resposta é bem simples: “Quando eu comecei a me apaixonar pelo automóvel, participando de corridas, os carros eram os antigos de hoje, né? Então, continuo apaixonado pelos mesmos carros”.

estefania farias livro boris-8

Estefânia Farias

Estefânia Farias é jornalista com 15 anos de experiência em TV como redatora, roteirista, editora-chefe, produtora, repórter e apresentadora.

1 Comentário

  • Vitor

    Vitor

    Link do comentário Sexta, 15 Abril 2016 12:05

    Estefânia bom dia, sempre gostei do programa que você apresentava, pena que optaram por outro bem menos interessante, pois bem, tenho uma dúvida e gostaria que você se possível respondesse, carro de 4 cilindros quando um falha ainda é possível andar, e esses de 3 caso um falhe, isso é possível. desde já agradeço.

Deixe um comentário

voltar ao topo